Além dos cuidados diários com a higiene, os hábitos alimentares também influenciam na saúde bucal. Uma alimentação balanceada é o segredo para uma vida saudável. Junto com a prática de exercícios, ela evita o surgimento de diferentes tipos de doenças. Mas como será que isso afeta a saúde bucal?

Uma má alimentação pode agravar doenças como a cárie e a periodontal. Alimentos ricos em carboidratos, açúcares e amidos contribuem bastante para a produção de ácidos pela placa (biofilme dental) que atacam o esmalte do dente. Com o tempo, esses ácidos podem fazer com que o esmalte se desmineralize, formando uma cárie. Conheça os alimentos que mais influenciam na saúde bucal.

Doces: com o consumo de doces em excesso, as bactérias proliferam-se rapidamente na boca e contribuem para o desenvolvimento das doenças infecciosas no ambiente bucal. As enfermidades mais comuns são a doença periodontal (que causa a deterioração dos tecidos ao redor da gengiva, dentes e ossos) e a cárie (que causa a corrosão progressiva do dente e se chegar ao nervo pode ocasionar um abcesso).

Fibras: os alimentos ricos em fibras promovem a autolimpeza dos dentes e evitam a formação de placa bacteriana, causadora de cáries e gengivite. Por isso, procure incluir na sua dieta alimentos como cereais, frutas, vegetais, leguminosas e frutas secas.

Cálcio: o cálcio é parte da composição dos dentes e os mantém saudáveis, principalmente durante sua formação. Apesar de ser encontrado principalmente no leite e seus derivados, também está presente em vegetais de cor verde escura, como a couve.

Água: o consumo de água é importante para eliminar detritos, açúcares e ácidos. Nas grandes cidades, a água é fluoretada, o que beneficia a resistência do esmalte do dente. Além disso, tomar água mantém a cavidade hidratada, estimulando a salivação e reduzindo a possibilidade de mau hálito.

Vitamina C: mantém as gengivas saudáveis, ajuda na formação de colágeno (presente na gengiva) e ainda auxilia na cicatrização de pequenos cortes como os causados por fio dental, por exemplo. Então, procure consumir alimentos ricos em vitamina C, como limão, laranja, manga, abacaxi, goiaba.