A visita ao dentista deixou de ser apenas ligada a simples limpeza ou restauração dos dentes. A cada dia que passa, aprendemos mais sobre a conexão direta entre a saúde oral e a geral. Uma alimentação saudável contribui para o bem estar geral, inclusive para saúde bucal, pois há vários nutrientes presentes em alimentos que são capazes de conservar os e manter os dentes fortes e saudáveis.

Alguns tipos de comida podem trazer benefícios para a saúde bucal. Eles são considerados como “detergentes” pois atuam eliminando resíduos de outros alimentos que ficaram aderidos à superfície dental. Entre eles estão a pêra, maçã, cenoura e laranja. Por outro lado, existem aqueles que representam perigo para essa região. O açúcar presente em doces provocam a queda do pH que causa a desmineralização do dente, aumentando o risco de cárie.

Alimentos benéficos para a saúde oral:

• Cálcio – Mineral muito importante para a construção e manutenção de ossos e dentes fortes. Parece ser capaz de elevar o ph na boca e desta forma, reduzir a exposição dos dentes ao ácido. É encontrado no leite, queijos, iogurte, coalhada, brócolis, couve-manteiga, folhas de beterraba, peixes.
  • Vitamina A – Vegetais verde-escuros como brócolis, couve, espinafre, rúcula e almeirão são boas fontes desta vitamina que é necessária para o tecido epitelial e reepitelização e ativação da ceratina-dentina, responsável pelo esmalte dos nossos dentes.
  • Vitamina B e ferro – Importantes para saúde das gengivas. Encontramos em feijão, lentilha, ervilha, farelo de trigo, arroz integral, além de serem boas fontes de fibras.
  • Vitamina C – Presente em frutas como goiaba, laranja, kiwi, acerola e caju. Protegem o tecido das gengivas contra lesões e ajudam na cicatrização, como no ferimento ocasionado por um fio dental. Frutas cítricas têm um pH ácido sendo necessário moderação em seu consumo.
  • Vitamina D – Ajuda na fixação do cálcio. Existe na gema de ovo, peixes, leite e derivados.

Alimentos maléficos para a saúde bucal:

• álcool: o consumo excessivo de álcool aumenta a desidratação bucal. A falta de saliva pode provocar infecções e outros problemas como cáries, periodontite e erosão dentária. Lembre-se que a saliva serve como uma barreira protetora para os dentes;
  • café: o produto pode ser considerado um vilão, mas, com os cuidados certos, é possível evitar problemas. Essa bebida remove o esmalte dos dentes, deixando-os porosos, fazendo com que fiquem amarelados. Para que isso não aconteça, o ideal é evitar o consumo em excesso e sempre escovar os dentes após bebê-lo.
  • refrigerante: esse tipo de bebida é um dos principais vilões da saúde bucal. Por conta das grandes quantidades de açúcar, ele causa a desmineralização do esmalte dental, provocando posteriormente cáries;
  • açúcar: como todos sabem, o principal causador das cáries é o açúcar. Alimentos com grandes quantidades dessa substância provocam a queda do pH do dente, além da desmineralização do esmalte e posteriormente as cáries.