Atletas se preocupam com a saúde e mantém boa alimentação e atividade físicas como forma de cuidados. Mas muitas vezes um detalhe passa despercebido e pode colocar em risco anos de disciplinas e treinamentos e afetar os resultados: a falta de cuidado com a saúde bucal.

Profissionais do Esporte ou atletas amadores estão acostumados a realizar exames e procedimentos médicos para aumentar a sua performance nos treinos, provas, jogos ou campeonatos esportivos. Entretanto, dificilmente quem pratica atividades esportivas incluí na sua rotina o acompanhamento odontológico. Em algumas vezes, o problema para a baixa no rendimento físico está na boca. A respiração bucal, ausência de dentes, bruxismo e infecções como a gengivite e a periodontite são algumas doenças bucais que podem afetar o desempenho do atleta.

A dieta e o treinamento intenso dos atletas podem elevar o risco de desenvolvimento de problemas bucais. Para manter a performance, os atletas muitas vezes recorrem às dietas ricas em carboidratos, além de bebidas energéticas ricas em açúcar, que contribuem para o desenvolvimento de cárie e erosão ácida dos dentes.

Manter a saúde bucal na melhor idade pode ser um desafio, mas o checkup preventivo digital na Go Odontologia se tornou uma ferramenta simples no auxílio para diagnóstico precoce e seguro de problemas bucais. Apesar de ser algo novo, esse procedimento é mais simples do que parece. Ele é realizado durante a própria consulta na Go Odontologia, onde o dentista usa uma câmera intraoral para visualizar de forma ampliada partes internas da boca.

O atleta acompanha todo o procedimento, o que torna mais clara a escolha pelo tratamento a ser realizado. Com o checkup digital, é possível o diagnóstico de problemas ainda iniciais, tornando o tratamento mais rápido e menos invasivo.

Com esse exame, além de identificar problemas bucais, nossos dentistas podem orientar de uma forma mais pontual os cuidados que o idoso deve ter com a higienização oral. Dessa forma, o cuidado se dá de uma forma contínua, mesmo em casa, garantindo mais saúde, mais sorrisos, e uma vida mais repleta em todas as fases da vida.