Com a evolução na Odontologia, a tecnologia nos ajuda a prevenir o que, na maioria das vezes, torna o tratamento ou procedimento mais rápido e com menores sequelas. Na gestante, as alterações bucais devem ser monitoradas periodicamente, a fim de evitar que possam interferir no desenvolvimento do bebê. Hoje dispomos de tecnologia e programas de assistência, como o pré-natal odontológico, que visa acompanhar e atuar em qualquer modificação do padrão bucal.

Na Go Odontologia a gestante realiza o pré-natal odontológico assim que descobre que está grávida, com o checkup preventivo odontológico e manutenções a cada trimestre, visando o bem-estar da gestante e do bebê. O objetivo principal é alertar a gestante e seus familiares dos cuidados durante a gestação e após o nascimento para que, mamãe e bebê, desfrutem desse momento importante na vida da mulher, e esse deve ser um momento tranquilo, prazeroso e saudável.

A Odontologia Preventiva tem como ênfase conscientizar e promover a saúde bucal. Dentistas e pacientes trabalham juntos para garantir que a boca e os dentes estejam sempre saudáveis. Por isso é tão importante a regularidade da consulta na Go Odontologia, para verificar se não há nenhum sinal de doenças dentárias, onde a falta de tratamento pode levar a problemas sérios que podem levar até mesmo ao parto prematuro.

Gestantes devem ser orientadas sobre a importância da saúde bucal, cuidados com a correta higienização, riscos aumentados de cárie, gengivite, dieta correta, evitando alimentos com muito açúcar que também podem levar ao diabetes gestacional. A gestante tem que ter total atenção com aumento de volume da gengiva, sangramentos, entre outras infecções que podem causar prejuízos à gestação. Essas alterações bucais podem levar a partos prematuros, nascimento de bebês com baixo peso. Pode ocorrer com algumas grávidas uma inflamação das mucosas, chamada de gengivite gravídica, que merece um cuidado especial e acompanhamento específico.

A placa bacteriana deve ser removida sempre, pois ela é a principal causadora dos problemas bucais. Outras orientações, no último trimestre gestacional, serão sobre a chupeta, mamadeira, importância do aleitamento materno para o desenvolvimento correto da musculatura facial e óssea, higiene bucal desde o primeiro dia de vida, higiene dos rebordos gengivais (mesmo não tendo dentes), orientar os pais para a primeira visita ao odontopediatra após o nascimento do bebê.

Devem ser orientados os familiares (pai, avós, cuidadores, babás) que terão os primeiros contatos com o recém-nascido na questão de não assoprar a comida ou provar alimentos antes de oferecer à criança, pois esses atos contaminam o alimento com a saliva do adulto e podem levar à cárie inicial na criança.

Como em qualquer outra fase, a prevenção é sempre a melhor opção, e durante a gravidez não é diferente. Manter a saúde em dia nessa fase tão importante da vida da mulher garante a ela e ao bebê mais segurança para viver plenamente cada detalhe deste momento.