Escovar os dentes deve ser uma prática que faz parte da nossa rotina. Após as refeições e antes de dormir, essa ação não deve ser esquecida. E para manter esse ritual em dia você precisa basicamente de uma boa escova, creme dental e fio dental. Caso essa higiene seja deixada de lado, as consequências não serão boas.

DOENÇAS PERIODONTAIS

Gengivite, periodontite e retração gengival são doenças que afetam a área da gengiva e podem decorrer da falta de escovação. Esses quadros ainda podem levar à perda do elemento dental, e também a doenças sistêmicas graves.

MAU HÁLITO

Com a falta de higiene correta da boca, ocorre o acúmulo de placa bacteriana nos dentes, na gengiva e na língua. “Além de irritar e inflamar toda a região bucal, também pode aumentar a produção de odores desagradáveis que são expelidos por esses micro-organismos instalados na boca”, explica ela. Ninguém merece né?

CÂNCER E LESÕES MALIGNAS

Qualquer tipo de inflamação e infecção no organismo, quando não tratada, pode desenvolver lesões celulares irreversíveis. Por isso é preciso ter muito cuidado! Estas lesões influenciam o comportamento maligno de multiplicação das células, podendo originar tumores ou lesões cancerígenas.

CÁRIES E CANAIS

Entre as principais preocupações quando se trata de saúde bucal, a cárie pode ser originada da falta de escovação adequada. A má higiene tem como principal consequência o desenvolvimento de cáries e canais nas estruturas dentais.

ENDOCARDITE BACTERIANA

Esse é um dos problemas mais sérios originados da falta de higiene bucal. A endocardite bacteriana é uma infecção que afeta diretamente o coração, e pode levar até mesmo à morte. “Um simples sangramento na boca pode permitir que as bactérias bucais entrem no sistema sanguíneo e atinja válvulas ou tecidos, causando danos ao revestimento do coração, explica. Portanto, portadores ou pessoas com predisposição a problemas do coração devem consultar o médico e o dentista regularmente e tomar cuidados extras na higiene diária.

AFTAS

Apesar de não se conhecer uma causa específica para o aparecimento de aftas, sabe-se que a má higiene bucal pode contribuir para o seu surgimento e dificultar sua cura. Os ferimentos na mucosa da boca tem coloração branca e avermelhadas ao redor e costumam causar dor e desconforto, especialmente na hora da alimentação e na higienização. Normalmente, não precisam de tratamento e desaparecem em até duas semanas. Mas podem incomodar bastante!

FIQUE LONGE DESSES PROBLEMAS!

O risco de desenvolver todos esses problemas bucais pode ser diminuído de forma muito simples: com uma boa escovação, aliada ao uso diário do fio dental! Escolha a melhor escova para o seu caso, um bom creme dental, e se quiser complemente com o uso de um enxaguante bucal. Aliadas a visitas de rotina ao dentista, essas ações podem evitar prejuízos para o seu sorriso!

Fonte: Sorrisologia