Ortodontia- Reabilitação ortodôntica, instalação de aparelhos. Tudo o que você precisa saber.

O que é Ortodontia?

A Ortodontia é a especialidade da Odontologia relacionada as disfunções dento-faciais, ou seja, a correção dos dentes mal posicionados e dos ossos maxilares que também estão posicionados de forma inadequada.

Visa o estudo, prevenção e tratamento dos problemas de crescimento, desenvolvimento e amadurecimento da face, dos arcos dentários e da oclusão.

Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos e, podem ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal.

Também podem causar um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, dores na região do pescoço, dos ombros e das costas.

Dentes tortos ou mal posicionados, acabam com a aparência de nossas bocas.

Com o tratamento ortodôntico a boca fica mais saudável, e a aparência mais agradável, além da possibilidade de ter dentes que durem a vida toda.

Existem três tipos básicos de ortodontia, a ortodontia preventiva, a interceptativa e a corretiva.

 

                       

 

Quais são as suas aplicações?

 

Preventiva, se baseia na prevenção de possíveis problemas que podem ser percebidos em crianças durante o começo das trocas dos dentinhos de leite. Nessa ortodontia é comum usarmos aparelhos móveis.

 

Interceptativa, nessa ortodontia podemos usar tanto aparelhos móveis como já é possível a instalação de aparelhos fixos na parte anterior do arco, é uma ortodontia focada em “parar” a formação do problema.

O ortodontista percebe que a criança ou adolescente está começando a desenvolver um problema e pode planejar uma forma de interceptar o problema para que ele não se instale por completo.

 

Corretiva, a mais comum, aquela que foca na correção do problema já instalado em adultos ou em adolescentes que já terminaram a curva de crescimento (16-18 anos).

Às vezes é necessário usar algumas técnicas mais invasivas como procedimentos cirúrgicos extensos, ou extrações de dentes para criação de espaço para trabalho.

Nessa ortodontia usa-se, na maioria das vezes, aparelhos fixos e ainda alguns aparelhos acessórios.

Como funciona um tratamento ortodôntico eficaz?

Existem diversos tipos de aparelhos, tanto fixos como móveis, que são utilizados para ajudar a movimentar os dentes, retrair os músculos e alterar o crescimento mandibular.

Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão sobre os dentes e ossos maxilares.

O que irá determinar qual o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz a ser tomado, será a gravidade do seu problema, então não existe uma regra geral.

 

Os aparelhos

Existem vários aparelhos móveis e fixos, cada um com um objetivo de uso e aplicado para um tipo de correção.

Quem vai determinar qual tipo de aparelho você precisara usar, será o seu dentista.

Assim como o tempo que irá permanecer com o aparelho, que pode ser trocado por outro tipo ao longo do seu tratamento e evolução.

Não existe nenhum tipo de contraindicação, já que existe um tipo de aparelho e tratamento para cada tipo de problema.

Procure o seu dentista regularmente, só ele poderá lhe orientar e cuidar da saúde de sua boca.

Agende sua consulta!

 

 

 

 

Marque uma consulta
Marque uma consulta via WhatsApp