Os cuidados são os mesmos de uma mulher não grávida, ou seja: a limpeza diária dos dentes e língua com uso adequado da escova e do fio dental. Entretanto, vale lembrar alguns cuidados:

• Escovar os dentes com mais frequência já que o número de alimentos estará mais elevado;
  • Colocar pouco creme dental durante a escovação e não molhar demasiadamente a escova; Assim não formará muita espuma, provocando menos enjoos. Caso não esteja tolerando, usar a escova sem creme dental;
  • Fazer a higiene bucal após os episódios de vômito, que aumentam a acidez na boca, podendo levar a descalcificação dentária;
  • Consumir moderadamente alimentos açucarados, preferencialmente após as refeições. Assim, você controlará melhor o seu peso e evitará cáries;
  • Consultar um dentista em caso de sangramento gengival persistente por mais de 15 dias;
  • Programar sua consulta para revisão odontológica assim que souber que está grávida.

IMPORTANTE: Pesquisas recentes têm evidenciado que a doença gengival é um dos fatores de risco para o nascimento de bebês prematuros e com baixo peso corporal.

QUAIS PROBLEMAS, SOFRIDOS PELA MÃE, QUE PODEM AFETAR OS DENTES DO BEBÊ?

Os dentes decíduos, “dentes de leite”, começam a se formar a partir da 6ª semana e os dentes permanentes a partir do 5º mês de vida intrauterina. Dessa forma, condições desfavoráveis durante a gravidez (uso de medicamentos, infecções, carências nutricionais, ingestão elevada de cafeína, febre de origem virótica persistente, dentre outros) podem trazer problemas nos dentes em fase de formação, tais como manchas e alterações na forma.

O ATO DE FUMAR E INGERIR BEBIDAS ALCOÓLICAS PODE PREJUDICAR O BEBÊ?

O fumo passivo, afeta o desenvolvimento dos dentes permanentes. O bebê pode nascer com baixo peso, menor tamanho e com maior chance de apresentar defeitos congênitos e infecções respiratórias. O risco da síndrome de morte súbita aumenta de acordo com o número de cigarros fumados durante a gravidez. A inteligência da criança pode ser comprometida.

Para assegurar uma boa dentição do bebê, as futuras mamães devem evitar o consumo excessivo de alimentos açucarados a partir do 4º mês de gestação, pois é quando se inicia a formação do paladar do bebê.

QUAL A RELAÇÃO ENTRE GRAVIDEZ E DOENÇA CÁRIE?

A gravidez não é responsável pelo aparecimento de cáries e nem pela perda de minerais dos dentes da mãe. O aumento da atividade de cárie está relacionado com a alteração da dieta e com a presença da placa bacteriana, pela limpeza inadequada dos dentes.

AS GENGIVAS INFLAMAM MAIS DURANTE A GRAVIDEZ?

A gravidez não causa inflamação e/ou sangramento na gengiva. Na grávida, a gengiva torna-se mais elástica, o que favorece para que a gestante tenha gengivite. Entretanto, a presença da placa bacteriana e a deficiência de escovação é que provocam o sangramento da gengiva.

QUE ALTERAÇÕES PODEM TRAZER PROBLEMAS BUCAIS?

Algumas alterações no organismo da mulher associados à mudança de hábitos de vida podem levar ao aparecimento ou agravamento de problemas bucais, tais como as doenças de cárie e gengival, se não acompanhados da devida higienização diários. São elas:

• Aumento da acidez na boca devido aos vômitos.
  • Aumento do número de refeições/lanches diários.
  • Aumento ocasional do consumo de doces e outros alimentos açucarados.
  • Diminuição dos cuidados com higiene bucal, principalmente antes e depois do parto, quando a atenção está voltada para os preparativos e para a saúde do bebê.
  • Maior sonolência da gestante, que dorme mais tempo, sendo um período crítico, devido à diminuição da saliva e dos movimentos musculares (língua e bochecha) durante o sono.

PRÉ-NATAL ODONTOLÓGICO

O acompanhamento odontológico durante a gravidez é muito importante, pois diminui os riscos da gestante e do feto. A futura mamãe precisa conhecer as causas e condições em que as doenças orais se desenvolvem e, se necessário, modificar a composição de bactérias de sua saliva para diminuir o risco de contaminar a criança.

Vamos continuar a leitura? Confira o artigo sobre Checkup Preventivo para Gestantes